O SILÊNCIO DAS MÃOS NA ASSISTÊNCIA AOS SURDOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA

Reinaldo dos Santos Moura, Nubia Vanessa da Silva Tavares, Bernardo Lucena Junior, Inaiane da Silva Santos, Rose Fabiana de Medeiros dos Santos, Francisco Joilsom Carvalho Saraiva

Resumo


Objetivo: Descrever a assistência aos surdos nos serviços de saúde pública do Brasil e as sugestões para melhoria desse atendimento. Metodologia: a pesquisa é do tipo revisão integrativa, a qual tem a finalidade de reunir e sintetizar resultado de pesquisa sobre um delimitado tema, de maneira sistemática e ordenada. Critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra e com recorte temporal de 2000 á 2016 e de exclusão: artigos repetidos. Resultados: encontraram-se 179 artigos nas bases de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE, SCIELO e PUBMED. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão selecionou-se como amostra 07 artigos. Considerações Finais: observou-se que o atendimento prestado aos surdos nos serviços de saúde publica do Brasil, é de má qualidade, permeado de dificuldades que vão de encontro os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde. Para melhoria deste atendimento é necessário investimento na formação em Libras dos profissionais de saúde ou a solicitação de interpretes para os serviços de saúde. 


Palavras-chave


Surdez; Assistência de saúde; Acesso aos serviços de saúde; Saúde pública

Texto completo:

PDF

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2176-9249

Uma Publicação da:
Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE
Coordenação de Pesquisa e Extensão
Av. Dom Antônio Brandão, 204. Bairro: Farol. CEP: 57051-190
Maceió-AL- Brasil
Fone:   55-(82) 3336-2640 - Ramal 2921
Email:  olharesplurais@seune.edu.br
Site:   http://www.seune.edu.br

Licença Creative Commons

Revista Olhares Plurais está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.