FRACASSO ESCOLAR E CRIMINALIDADE: UMA ABORDAGEM DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES AMEAÇADOS DE MORTE EM PROTEÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Eduardo Lopes Salatiel, Rômulo Magalhães Fernandes

Resumo


A Educação figura em muitos discursos como verdadeira panaceia para os problemas sociais, como é o caso da criminalidade e da violência. Embora se configure como direito fundamental, nem sempre o acesso à escola é efetivado. Os problemas que permeiam a instituição escolar, no entanto, vão além da questão do acesso, englobando também problemas em torno da garantia de continuidade dos estudos e de sua qualidade. O objetivo desse artigo é analisar a relação entre fracasso escolar e criminalidade a partir das trajetórias escolares de dois adolescentes acompanhados pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte de Minas Gerais (PPCAAM/MG). Tendo como referencial o conceito de má-fé institucional, observa-se que a escola cumpre muitas vezes um papel de fomento da evasão e do abandono escolar, sobretudo em relação aos alunos pertencentes às camadas populares.


Palavras-chave


Educação; Criminalidade; Programa de Proteção.

Texto completo:

PDF

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2176-9249

Uma Publicação da:
Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE
Coordenação de Pesquisa e Extensão
Av. Dom Antônio Brandão, 204. Bairro: Farol. CEP: 57051-190
Maceió-AL- Brasil
Fone:   55-(82) 3336-2640 - Ramal 2921
Email:  olharesplurais@seune.edu.br
Site:   http://www.seune.edu.br

Licença Creative Commons

Revista Olhares Plurais está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.