Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Olhares Plurais é uma publicação eletrônica multidisciplinar, gerida pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da SEUNE. O objetivo da Revista é difundir a produção acadêmico/científico de discentes e docentes dos cursos da Instituição, bem como promover a interlocução com estudiosos de outras instituições e de áreas diversas.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Editores
  • Grazziano Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Iniciação Científica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Editorial e por uma Comissão de Colaboradores de Revisão e Normalização. Nomes dos autores e avaliadores de cada original são de conhecimento exclusivo da Editora da Revista. Uma vez aceito para publicação, e em prova final, não serão permitidas adições, supressões ou modificações nos artigos, exceto a pedido da Comissão Editorial. Cada submissão será apreciada por dois avaliadores. Em casos especiais, o Editor solicitará auxílio de um terceiro avaliador especialista no assunto tratado.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Políticas Editoriais da Revista

  • O artigo deve ser original.
  • De acordo com a lei de direito autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões emitidas no trabalho, assim como a revisão da língua adotada, seja ela portuguesa ou estrangeira, bem como o estilo de redação, são de responsabilidade do(s) autor(es). Vale ressaltar que as opiniões, conceitos e análises expressos nos trabalhos, assim como a exatidão e procedência das citações e referências utilizadas no trabalho, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Não representam, assim, a opinião do editor, do conselho editorial ou da instituição mantenedora da revista.
  • O editor e/ou a comissão editorial têm o direito de efetuar uma revisão linguística e/ou metodológica nos textos encaminhados para publicação, a fim de adequá-los aos padrões da revista. Essa revisão não comprometerá a ideia central do(s) autor(es) e este(s) será(ão) notificado(s) das modificações e deverá(ão) se pronunciar a respeito destas. No caso de não haver respostas do(s) autor(es), o trabalho não será publicado naquela edição.
  • Em relação aos pareceres, estes têm três possibilidades: 1. aceitação integral; 2. Aceitação com Reformulações; 3. Recusa Integral. O(s) autor(es) que receber(em) notificação(ões) de recusa integral, ou aceitação com reformulações, poderá(ao) refazer o trabalho, com as alterações necessárias e, reenviá-lo para nova avaliação.
  • Para emissão desses pareceres, a revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas diversas áreas do conhecimento.
  • Além das normas de publicação, serão considerados pelos Pareceristas/Avaliadores: Originalidade, Relevância do tema, Consistência Científica, Atualidade e Atendimento às Normas Éticas e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  • Ao editor e à comissão editorial, reserva-se o direito de publicar ou não trabalhos de um mesmo autor em intervalos menores do que duas edições.
  • Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos. Quando for necessário, deve-se apresentar a permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original, especificando a reprodução na revista.
  • Os estudos que envolverem seres humanos devem ser acompanhados de documento que comprove a aprovação por parte de comissão ou comitê de ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa. Conforme Res. Nº 466, de 12 de dezembro 2012 do Conselho Nacional de Saúde, quando da aceitação do trabalho para publicação.
  • A quantidade de textos a serem publicados a cada edição é de inteira responsabilidade dos editores.
  • Para artigos com mais de um autor, será necessário informar a ordem de apresentação dos autores.
  • Os autores têm direito a um certificado de publicação.
  • Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos.

 

Normas a serem utilizadas nos trabalhos submetidos

Os trabalhos submetidos à revista devem respeitar as normas vigentes, editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Ressalte-se que a revista admite, apenas, o uso do sistema autor-data nas citações feitas pelos autores nos trabalhos submetidos à avaliação, guardando-se o rodapé, apenas, para notas explicativas.

  • Os artigos devem conter: Título; nome do(s) autor(es); minicurrículo do(s) autor(es) e email, preenchido no cadastro do site (metadados); resumo e três palavras-chave (redigidos em dois idiomas); introdução, desenvolvimento em seções com títulos e subtítulos (se couber), conclusão e referências.
  • Regras de formatação do texto: a) Texto justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, b) espaço entre linhas 1,5; c) citações diretas com mais de três linhas: espaço simples e tamanho da fonte 10; d) títulos em caixa alta e negrito.

 

 

Dos Trabalhos

A revista receberá artigos, resenhas, resumos de teses, dissertações e monografias, inéditos, que serão avaliados pelo conselho editorial para posterior publicação.

 

Tipos e Especificações

Compete ao corpo editorial da revista classificar os trabalhos de acordo com as seguintes especificações:

  • Artigos de Revisão: O artigo de revisão é uma avaliação crítica e sistematizada da literatura, trata dos principais fatos e ideias publicados sobre um determinado tema. Deve ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) laudas.
  • Artigos Originais: Relato de investigação concluída. Devem atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora, deve ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas.
  • Resenha: A resenha é uma análise concisa e crí­tica de uma obra. Não deve ultrapassar 3 (três) laudas, conter título, nome do autor e minicurrículo deste no rodapé.
  • Resumos de Teses, Dissertações: Os resumos devem conter objetivo, metodologia, resultados e conclusão, ser redigidos com 150 a 500 palavras e apresentar 3 palavras-chave. Quando forem resumos de teses de doutorado e dissertações de mestrado, devem vir acompanhados de um abstract, résumé ou resumen e respectiva tradução do título do trabalho e das palavras-chave.

 

Avaliação Final dos Trabalhos Enviados

Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Editorial, composto por professores da SEUNE e de outras instituições, e pela Comissão de Revisão e Normalização. Nomes dos autores e avaliadores de cada original são de conhecimento exclusivo da Editora da Revista.

Os trabalhos apresentados para publicação devem ser enviados, preferencialmente, pelo próprio sistema da Revista (online), ou pelo e-mail da Editora de Olhares Plurais, Prof. Dra. Rossana Maria Marinho de Albuquerque (rossanamarinho@yahoo.com.br).